9 1Efeitos de um Programa de Práticas Educativas para monitoras de um abrigo infantilAlgumas contingências mantenedoras do comportamento de prostituir-se 
Home Page  


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

 ISSN 1517-5545

GOMES, Maria José Carli    KERBAUY, Rachel Rodrigues. Estratégias de enfrentamento utilizadas por gagos adultos, não submetidos à terapia. Rev. bras. ter. comport. cogn. []. 2007, 9, 1, pp.81-102. ISSN 1517-5545.

Este estudo investigou, nos relatos de pessoas gagas não submetidas à terapia para a gagueira, as estratégias de enfrentamento empregadas para superar as dificuldades e enfrentar as situações de comunicação. Os participantes foram três homens e uma mulher, com idades variando entre 31 e 54 anos, gagos desde a infância, sem nenhuma outra história de doença neurológica ou dano cerebral. As entrevistas foram gravadas em áudio e amostras de fala dos participantes, nas situações de conversa espontânea e de leitura, foram gravadas em vídeo. Essas amostras foram utilizadas na avaliação da severidade da gagueira. A análise dos resultados mostrou que os participantes adquiriram, ao longo de suas vidas, estratégias de enfrentamento eficientes para lidar com sua fala, como as instruções, a preparação prévia do conteúdo da fala e o parar e recomeçar. Muitas das estratégias de enfrentamento, utilizadas pelos participantes, encontram respaldo na literatura especializada, em termos de eficácia.

: Gagueira; Estratégias de enfrentamento; Gagos adultos.

        · | |     · |     · ( pdf )