11 1Controle de estímulos, modelagem do comportamento verbal e correspondência no “Otelo” de ShakespeareAlterações ambientais independentes da reposta e sua interação com o relato verbal 
Home Page  


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

 ISSN 1517-5545

BORLOTI, Elizeu; FONSECA, Karina de Andrade; CHARPINEL, Carina Paiva    LIRA, Karyne Mariano. Uma análise etimológico-funcional de nomes de sentimentos. Rev. bras. ter. comport. cogn. []. 2009, 11, 1, pp.77-95. ISSN 1517-5545.

A tese skinneriana de que todas as palavras usadas para designar sentimentos começaram como metáforas foi considera uma “teoria funcional da metáfora”. O objetivo deste artigo é descrever a etimologia de nomes de sentimentos na Língua Portuguesa por meio de uma análise etimológicofuncional na qual foram inferidas as possíveis contingências originais que poderiam ter controlado a emissão desses nomes. Os dados foram cinco nomes de sentimentos analisados por uma combinação da análise de sua etimologia e de sua função. Os resultados confirmam a tese skinneriana revelando a contingência original que deu o sentido radical ao radical das palavras. Revelam, ainda, a possibilidade de análise funcional de elementos gramaticais adicionais que compõem a morfologia das palavras.

: Etimologia; Análise funcional; Metáfora; Autoclítico.

        ·     · |     · ( pdf )