15 1Efeitos de uma atividade de fantasia em medidas da interação terapêuticaEfetividade de terapias cognitivo-comportamentais em grupo para o transtorno de pânico: revisão sistemática e meta-análise 
Home Page  


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

 ISSN 1517-5545

OLIVEIRA, Letícia Langlois    DEIRO, Carolina Peixoto. Terapia cognitivo-comportamental para transtornos alimentares: a visão de psicoterapeutas sobre o tratamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. []. 2013, 15, 1, pp.36-49. ISSN 1517-5545.

Os transtornos alimentares (TA) constituem uma área de crescente interesse dos profissionais da saúde. Todavia, ainda há poucos estudos brasileiros sobre o tratamento dessas patologias pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O presente artigo se propõe a investigar como se dá o tratamento dos TA na visão de quatro terapeutas especializados nessa abordagem. O delineamento utilizado foi o de Estudos de Caso Múltiplos e as informações foram obtidas através de entrevistas abertas. Os resultados mostraram consenso sobre a importância do vínculo terapêutico, da interdisciplinaridade e do envolvimento familiar no tratamento. Entre as vantagens da TCC foram citadas a resposta rápida e a eficácia das técnicas. Quanto às limitações, foram mencionados aspectos como pouca motivação dos pacientes e questões econômicas. O principal critério de alta é um funcionamento global adequado. Finalmente, todos concordam em que novas pesquisas na área são importantes. Salienta-se especialmente a necessidade de novas investigações no contexto nacional.

: Tratamento; Transtornos alimentares; Terapia Cognitivo-comportamental.

        ·     · |     · ( pdf )