12 25A Psicologia Política como momento da Psicologia Social no Chile: deslocamentos conceituais e temáticosPsicologia Política no México: aportes curriculares para um campo de formação profissional 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 1519-549X

ESPINOSA, Agustín; MARIA CUETO, Rosa    SCHMITZ, Mathias. De uma psicologia social dos fenômenos políticos ao desenvolvimento de uma psicologia política no Peru. Rev. psicol. polít. []. 2012, 12, 25, pp.465-479. ISSN 1519-549X.

O presente artigo busca oferecer uma perspectiva geral do surgimento e desenvolvimento da psicologia política no Peru. Para isso, fizemos uma revisão de suas principais linhas de investigação, identificando-se cinco temáticas que receberam maior atenção e difusão: (1) Processos de formação da identidade nacional, (2) Análise das dinâmicas inter-grupais num país socialmente diverso, com ênfase nos estereótipos, preconceitos e discriminação, (3) Processos de recuperação da memória coletiva com ênfase nos processos de violência política e social e suas consequências psicossociais, (4) Processos de participação social e ação coletiva, (5) Análise da ideologia política, seus conteúdos, estrutura e relação com distintos processos psicológicos e sociais. Apesar de suas limitações, a revisão proposta supõe um primeiro olhar na produção psicológica vinculada a fenômenos políticos locais e propõe a pertinência e necessidade de fortalecer a disciplina no Peru.

: Psicologia Política no Peru; Identidade Nacional; Relações Intergrupais; Memória Coletiva da Violência; Ideologia Política.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License