23 56Quem pode falar e o que pode ser dito? Estratégias de (des)legitimação em uma página feminista no facebookIdeologia política: diferenças no engajamento político e em ações de redução do preconceito 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

SANTOS, Marcelo Ferreira Alves dos; SOUZA, Rayra Santos de; CABRAL, Patrícia Moraes    BISSOLI, Enzo Banti. Análise de conteúdo dos discursos eleitorais da campanha presidencial brasileira de 2018. Rev. psicol. polít. []. 2023, 23, 56, pp.23-39.   27--2024. ISSN 2175-1390.

O artigo analisa como os principais candidatos de 2018 à presidência construíram seus discursos de campanha, comparando-os entre si e comparando diferentes plataformas de comunicação. Partindo da análise de conteúdo de Laurence Bardin, formou-se 30 catego rias que permitiram a análise dos discursos, perfis e posturas dos candidatos frente aos principais temas que movimentaram a campanha. Foram identificados importantes diferenças entre as categorias encontradas nos debates e em suas propagandas, havendo no segundo uma maior liberdade para se abordar temas delicados. Entre os candidatos, notou-se grande semelhança no tipo de mensa- gem veiculada, porém com discrepâncias significativas no conteúdo utilizado para atingir seus objetivos, mesmo dentro de categorias compartilhadas. Percebe-se que a veiculação do discurso político em suas formas mais tradicionais, ainda que relevante, tem perdido seu espaço para outras formas de campanha, especialmente em um momento de instabilidade e polarização política que acarretam em desconfiança das instituições estabelecidas e discursos antidemocráticos.

: Análise de Conteúdo; Psicologia Política; Política (Brasil); Processos Políticos; Democracia.

        · | | |     · |     · ( pdf )