23 56Costurando “memórias rasgadas”: histórias dos manicômios de Sorocaba sob a lente da interseccionalidadeUma pesquisa com os pés empoeirados: memórias de mulheres rurais 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

SOSA, Valentina    IMHOFF, Débora. Socialización política de género en la infancia. Rev. psicol. polít. []. 2023, 23, 56, pp.98-114.   27--2024. ISSN 2175-1390.

Este artigo propõe uma revisão teórica em torno da dimensão da socialização política relacionada ao gênero; e a noção de socialização política de gênero é postulada, especificamente abordando crianças. É um estudo teórico que faz uma proposta conceitual baseada na revisão bibliográfica da área. Conclui-se que os processos de socialização de gênero têm seus primórdios na infância, premiando as crianças de diferentes diretrizes e condicionando seu acesso a diferentes oportunidades, incluídas as políticas. Gênero como categoria relacional torna visível as relações sociais, onde o domínio associado ao gênero masculino torna-se uma expressão de desigualdade social. Assim, as crianças são colocadas em posições diferenciadas, enquanto qualquer dissidência sexual é resistida e negada na infância.

: Socialização; Política; Gênero; Infância; Desigualdade social.

        · | | |     ·     · ( pdf )