23 56O que podem os grupos nas políticas públicas? Críticas e proposições esquizoanalíticasUniversidade e coletivos: a organização de pessoas com deficiência na luta pelos seus direitos 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

COSTA, Maria da Graça; DIMENSTEIN, Magda    LEITE, Jáder. Desenvolvimento sustentável e tecnologias coloniais de gênero: propostas da FAO para “mulheres rurais”. Rev. psicol. polít. []. 2023, 23, 56, pp.190-209.   27--2024. ISSN 2175-1390.

Objetiva-se identificar os discursos que vêm estruturando as estratégias de ação instruídas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization of the United Nations – FAO) em relação às mulheres rurais. Trata-se de uma análise das práticas discursivas a partir dos documentos de referência da FAO sobre gênero e agricultura produzidos entre os anos de 2011 e 2021. A análise dos documentos aponta que os mesmos se baseiam nas noções de desenvolvimento sustentável e empoderamento de gênero. Destaca-se o caráter colonial desses discursos que têm servido de base conceitual para as políticas públicas dirigidas às mulheres rurais nos países do Sul Global. Conclui-se que essas propostas podem trazer grande impacto nas dinâmicas, nos modos de viver e produzir das mulheres rurais na medida em que conformam ações ancoradas na lógica da produtividade e da instrumentalização do trabalho feminino.

: Mulheres rurais; Feminismo descolonial; Feminização da pobreza; Agricultura familiar; Políticas públicas de gênero.

        · |     · |     · ( pdf )