23 56Desenvolvimento sustentável e tecnologias coloniais de gênero: propostas da FAO para “mulheres rurais”Participação social e empoderamento em comunidades vulneráveis: revisão de escopo 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de et al. Universidade e coletivos: a organização de pessoas com deficiência na luta pelos seus direitos. Rev. psicol. polít. []. 2023, 23, 56, pp.210-226.   27--2024. ISSN 2175-1390.

A universidade, em função das políticas afirmativas, tem recebido um número cada vez maior de estudantes com deficiência. A presente pesquisa busca identificar se esses estudantes, inseridos no contexto do ensino superior, têm se organizado em coletivos para garantia de direitos. Participaram desta pesquisa 186 universitários com deficiência, das cinco regiões do país, que responderam a um questionário sociodemográfico e a perguntas relativas à deficiência e à organização coletiva desse grupo. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, via nuvem de palavras e análise temática. Os resultados indicam que os universitários com deficiência não têm se organizado coletivamente no país. Também mostram que os fatores geradores de inclusão e exclusão são os mesmos: a presença ou ausência de acolhimento e pertença, e a existência ou falta de acessibilidade. Questões decorrentes desses resultados são levantadas, abrindo agendas para futuras pesquisas.

: Pessoas com deficiência; Ensino superior; Coletivos; Coletivos universitários; Direitos.

        · |     · |     · ( pdf )