23 57INVESTIGAÇÕES SOBRE UMA MAGISTRATURA DISSIDENTE: UM OUTRO JUDICIÁRIO É POSSÍVEL?TRABALHO E PRECARIZAÇÃO: AS VIVÊNCIAS DE HOMENS PRIVADOS DE LIBERDADE 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

KASTRUP, VIRGÍNIA. ARTE E ATENÇÃO CONJUNTA: A DIMENSÃO MICROPOLÍTICA DA ACESSIBILIDADE. Rev. psicol. polít. []. 2023, 23, 57, pp.412-425.   07--2024. ISSN 2175-1390.

O artigo discute a dimensão micropolítica da acessibilidade de estudantes com deficiência na universidade. Identifica a universidade como um território capacitista e experimenta estratégias inventivas para mudar tal cenário. Apostando na potência da arte, investiga práticas de atenção conjunta numa oficina de DanceAbility com estudantes com e sem deficiência. Partindo da ecologia da atenção de Yves Citton (2014), o objetivo é analisar diferentes camadas da rede atencional onde circulam forças e afetos. A pesquisa utiliza o método da cartografia para detectar gestos da atenção de uns aos outros, analisando a experiência de atenção a si e o que é descrito como “experiência de quatro paredes”. Conclui-se que as práticas artísticas acessíveis a todos os estudantes têm a potência de criar um território de cultivo da atenção conjunta, induzindo transformações na dimensão micropolítica da acessibilidade na universidade.

: arte; acessibilidade; atenção conjunta; deficiência; micropolítica.

        · |     · |     · ( pdf )