23 57ARTE E ATENÇÃO CONJUNTA: A DIMENSÃO MICROPOLÍTICA DA ACESSIBILIDADECONSIDERAÇÕES SOBRE A OFENSIVA CONSERVADORA-RELIGIOSA NA PSICOLOGIA BRASILEIRA 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

FLORES, DIANA; CUNICO, SABRINA DAIANA; LUCENA, ROSANE WOJCIECHOWSKA    GIONGO, CARMEM REGINA. TRABALHO E PRECARIZAÇÃO: AS VIVÊNCIAS DE HOMENS PRIVADOS DE LIBERDADE. Rev. psicol. polít. []. 2023, 23, 57, pp.426-440.   07--2024. ISSN 2175-1390.

O presente artigo tem por objetivo compreender os significados atribuídos ao trabalho por indivíduos privados de liberdade em uma instituição prisional masculina localizada no estado do Rio Grande do Sul e as interfaces com a precarização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de cunho qualitativo, realizada em uma instituição prisional masculina gaúcha. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de grupo focal. Participaram da pesquisa 27 indivíduos privados de liberdade integrantes de um projeto de trabalho de costura. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o sentido do trabalho estava associado à sobrevivência e à remição de pena, sem potencial para subsidiar a reinserção no mercado de trabalho. Concluiu-se que as políticas do trabalho prisional demandam novas configurações, especialmente, um olhar para a saúde e para a educação das pessoas privadas de liberdade.

: trabalho; precarização; instituição prisional masculina.

        · |     · |     · ( pdf )