23 57TRABALHO E PRECARIZAÇÃO: AS VIVÊNCIAS DE HOMENS PRIVADOS DE LIBERDADEA POÉTICA DO COTIDIANO: NARRATIVAS FEMININAS ANTIMANICOMIAIS EM TEMPOS DE CONFINAMENTO 
Home Page  


Revista Psicologia Política

 ISSN 2175-1390

TEIXEIRA FILHO, FERNANDO SILVA; CATTO, GABRIEL    CRUZ, MURILO GALVÃO AMANCIO. CONSIDERAÇÕES SOBRE A OFENSIVA CONSERVADORA-RELIGIOSA NA PSICOLOGIA BRASILEIRA. Rev. psicol. polít. []. 2023, 23, 57, pp.441-459.   07--2024. ISSN 2175-1390.

Este artigo discute as relações entre política, ciência e religião, a partir da análise do crescente movimento de evangélicos conservadores na política e na tentativa destes em interferir nas resoluções éticas da psicologia. Dessa disputa, surgiu o movimento intitulado “Psicólogos em Ação “, que concorreu às eleições do CFP de 2019. Como chapa, sua principal proposta era a derrubada da Resolução 01/99, permitindo aos psicólogos tratarem o que chamavam de “homossexuais egodistônicos “. Esse movimento foi analisado a partir da discussão de seu material de campanha. Os resultados mostraram que está em andamento um projeto ultraeonservador na psicologia brasileira que visa desqualificar práticas e teorias das Ciências Humanas, a partir do alardeamento do que chamam de “ideologia de gênero “. Explicitaremos a base moral e religiosa que sustenta tal conceito e o quanto ele busca fortalecer o projeto de poder almejado por este movimento conservador.

: psicologia; religião; sexualidade; conservadorismo; “cura-gay”.

        · | | |     · |     · ( pdf )