5Segredos para além da almaDesejo em Descartes: Vontade, erro e generosidade 
Home Page  


Cógito

 ISSN 1519-9479

RODRIGUEZ, Vanessa Brasil Campos. A trajetória da imagem cinematográfica.: Do simbólico ao sinistro. Cogito []. 2003, 5, pp.61-67. ISSN 1519-9479.

A nossa trajetória através da imagem cinematográfica percorre um caminho que tem início no cinema clássico, um sistema de representação onde o sexo e a morte são significados através do gesto simbólico. No período maneirista, estes elementos são diluídos nos artifícios da representação, convertendo-se em miragem imaginária. E, finalmente, no cinema pós-clássico o sexo, a morte e a violência são exibidos de maneira nua e crua. O corpo se transforma assim em objeto de uma constante profanação visual dando asas ao gozo escópico. Não há limites, tudo é possível, tudo pode ser visto, não há lugar para a intimidade, para um espaço sagrado no corpo humano. É o império da transparência e do Real como sinistro.

: Estética da subjetivação; Análise cinematográfica; Real imaginário e simbólico; Pulsão escópica.

        · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License