32Névoa…Desenlace da transferência 
Home Page  


Stylus (Rio de Janeiro)

 ISSN 1676-157X

PACHECO, Ana Laura Prates. Desfazendo nó cego, dissolvendo nó na garganta e dando nó em pingo d'água!. Stylus (Rio J.) []. 2016, 32, pp.27-35. ISSN 1676-157X.

O texto apresenta a partir do Seminário 22 de Lacan "Os nomes do pai", o avanço epistemológico e clínico trazido pela escrita do nó borromeano como "espaço do falasser", que articula o enlace entre os três registros (Real, Simbólico e Imaginário) bem como de três modos de gozo (gozo fálico, gozo do sentido e gozo do Outro) a partir do furo central. Articula-se, ainda, o acolhimento do sofrimento humano pelo psicanalista, com a devida precisão formalizada por Freud (Inibição, Sintoma e Angústia) e as operações realizadas pelo Psicanalista para que daí um novo desejo possa advir. Acompanha, ainda, a passagem do nó de três para o nó de quatro elementos, introduzindo a escrita dos Nomes do Pai com o Sintoma e uma nova leitura do Complexo de Édipo.

: Nó borromeano; RSI; Nomes do Pai; Complexo de Édipo.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License