32Psicologia das massas: método analógico?A imensa precariedade do desejo 
Home Page  


Stylus (Rio de Janeiro)

 ISSN 1676-157X

STEINBERG, Samantha Abuleac. Enlaces do grafo do desejo com os discursos, a partir do Seminário 16, de Jacques Lacan. Stylus (Rio J.) []. 2016, 32, pp.191-197. ISSN 1676-157X.

A partir do Seminário 16: de um Outro ao outro, de Lacan (1968-69), este artigo apresenta uma discussão em torno do grafo do desejo numa vertente pouco explorada: na sua relação com o Eu e com um certo "questionamento fundamental", necessário em qualquer trabalho analítico. Neste momento, Lacan se debruça sobre o conceito de sujeito na sua íntima relação com o gozo. O sujeito, aqui, é apresentado essencialmente como uma função, indissociável dos conceitos de dizer e real, podendo ser localizado no S(Descrição: C:\img\revistas\stylus\n32\32a18f5.jpg) no grafo do desejo, como seu efeito. O artigo ainda mostra relações entre o grafo e os discursos, em plena construção nesse seminário.

: Grafo do desejo; Seminário, livro 16; Discursos; Função sujeito; Eu (Je).

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License