33Problemas cruciais para a formação do analista na atualidade: o sujeito suposto saber em questãoManejo clínico e as produções de saber na cultura como destinos da pulsão de saber 
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Stylus (Rio de Janeiro)

 ISSN 1676-157X

SOLER, Colette. O Um totalmente só e seus laços. Stylus (Rio J.) []. 2016, 33, pp.31-44. ISSN 1676-157X.

A autora retoma as fórmulas mais tardias do ensino de Lacan para indagar o estado atual dos laços sociais. Ressalta que, a partir de um certo momento, o "Há Um" começa a fazer contrapeso ao "não há" da relação sexual e Lacan insiste em dizer que somos Unaridades. Segundo ele, o resíduo último dos desenlaces é o indivíduo, o qual se define como "o Um de gozo que procede de Um-dizer não sem outro". Nos tempos atuais, a exigência de paridade está em todas as coisas, muito além da paridade homem-mulher ou hetero-homo. E o escabelo, que está na origem das performances civilizacionais, é o que nos mobiliza em direção aos laços, apesar de todo individualismo. Este regime dos escabelos muda fundamentalmente tudo o que se disse até agora sobre a ordem das trocas na linha estruturalista de Lévi-Strauss, que Lacan seguiu durante algum tempo. UOM é um animal de escabelo ou, em outras palavras, o escabelo é exigido pelo Um-dizer do UOM-falasser. Ele vem do real e cabe aos analistas fazê-lo entrar no que Lacan chamou de "o saber do psicanalista."

: Laço social; Unaridades; Escabelo; UOM-falasser.

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