8 1Violência: a compreensão do conceito por jovens submetidos a medidas socioeducativasTraços de personalidade e agressividade: um estudo de evidência de validade 
Home Page  


Psic: revista da Vetor Editora

 ISSN 1676-7314

BAPTISTA, Makilim Nunes; BERBERIAN, Arthur de Almeida; MARIN RUEDA, Fabián Javier    MATTOS, Rosângela Maria de Carli Bueri. Eficácia de intervenções psicoterápicas no tratamento de depressão. Psic []. 2007, 8, 1, pp.77-88. ISSN 1676-7314.

Objetivou-se averiguar quais tipos de intervenções psicoterápicas são mais eficazes no tratamento da depressão. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scielo, Medline, Cochrane, Lilacs e Esbsco-host entre janeiro de 1995 e Setembro de 2006. Das 434 referências iniciais, 24 preencheram os critérios de versar sobre psicoterapia para depressão unipolar independente do grau ou presença de comorbidade e do tratamento ser único ou associado à farmacoterapia. Foram excluídos artigos sobre depressão como doença secundária e estudos de caso único. Encontraram-se seis revisões sistemáticas, seis meta-análises, um ensaio clínico randomizado duplo cego, cinco ensaios clínicos não-randomizados e seis ensaios clínicos randomizados. Concluiu-se que apesar das evidências de eficácia para vários tipos de abordagens os resultados devem ser vistos com cautela uma vez que as metodologias empregadas nas pesquisas dão margens a críticas e alguns artigos não oferecerem informações detalhadas que possibilitem uma avaliação adequada da metodologia.

: Depressão; Eficácia de Resultados; Psicoterapia; Revisão Sistemática da Literatura.

        · |     · |     · ( pdf )