9 2Propensão para inovar e criatividade: um estudo com adultos trabalhadores portuguesesAvaliação do Teste de Associação Implícita numa amostra de estudantes de Psicologia 
Home Page  


Psic: revista da Vetor Editora

 ISSN 1676-7314

KINPARA, Minoru Martins. Um estudo da interação professor-aluno a partir da análise do processo de construção de conhecimentos. Psic []. 2008, 9, 2, pp.197-210. ISSN 1676-7314.

O objetivo deste trabalho é mostrar a interação professor-aluno a partir do processo de construção de conhecimento, avaliando a distância que existe entre o que realmente faz o professor em sua aula e o ideal de prática pedagógica que se desprende da investigação educativa, pois acreditamos que a percepção dessa distância constitui um elemento crucial para refletir sobre os problemas que acompanham a intervenção educativa. Para isso, fizemos um estudo e investigamos a prática educativa, utilizando o sistema de análise desenvolvido pelo catedrático Emilio Sánchez e seus colaboradores do Departmento de Psicología Evolutiva e da Educação da Universidade de Salamanca, dentro da linha de pesquisa denominada "A interação aluno-professor". O referido sistema está estruturado em três dimensões (o que se faz, quem faz e como se faz) que nos permitiram analisar os dados coletados durante o desenvolvimento do processo de construção de conhecimentos na sala de aula pesquisada. O que se faz são os conteúdos desenvolvidos na interação, quem faz se refere ao grau de responsabilidade alcançado pelos alunos na relação e o como se faz é o modo.

: Interação professor-aluno; Análise da prática educativa; Construção de conhecimento; Compreensão de textos.

        · | | |     · |     · ( pdf )