9 2Compreensão em leitura e capacidade cognitiva: estudo de validade do teste Cloze Básico - MARJuízos morais de crianças e adolescentes sobre ausência de generosidade e punição 
Home Page  


Psic: revista da Vetor Editora

 ISSN 1676-7314

CALVETT, Prisla Ücker; SILVA, Leonardo Machado da    GAUER, Gabriel José Chittó. Psicologia da saúde e criança hospitalizada. Psic []. 2008, 9, 2, pp.229-234. ISSN 1676-7314.

O presente artigo discute aspectos relacionados à humanização na assistência da criança hospitalizada. Destaca-se a atenção em Unidade de Tratamento Intensivo na qual a criança encontra-se restrita ao leito, sendo necessário que os psicólogos estimulem o desenvolvimento afetivo da criança e da equipe com esta. Também no fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a recuperação e a participação ativa da mesma. Entende-se que essa unidade trata do cuidado à vida, no intuito da melhoria da qualidade de vida do paciente e por este motivo, deve buscar uma ação e visão humanizada da assistência neste ambiente. Dessa forma, torna-se fundamental que os profissionais da saúde que atuam em ambiente hospitalar estejam voltados para o ofício do cuidado à saúde, bem como lidar com o processo saúde-doença e nascimento-morte. O cuidado humanizado torna-se então uma prática ainda a ser desenvolvida pela equipe na atenção à saúde da criança e sua família.

: Psicologia da saúde; Humanização; Criança hospitalizada.

        · |     · |     · ( pdf )