4 2O conceito de loucura no romance de Machado de Assis “Quincas Borba” 
Home Page  


Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

 ISSN 1677-0358

KRAENKER, Sabine. Quando qualquer semelhança não é mera coincidência: o lugar da construção de caso na pesquisa psicanalítica. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line []. 2007, 4, 2, pp.253-259. ISSN 1677-0358.

Esse artigo pretende esclarecer a especificidade da construção do caso clínico na pesquisa psicanalítica. A pesquisa em psicanálise é um percurso que se inicia por um enigma e é finalizado em uma construção metapsicológica. Esse enigma é suscitado no psicanalista pelo que o afeta em sua clínica e coloca-o a transformar sua vivência em uma elaboração a posteriori - construção metapsicológica. O caso clínico é uma construção ficcional necessária que apresenta sua singularidade e possui uma metapsicologia - referência à generalização. Para que um caso clínico se torne uma metapsicologia ele deve ser avalizado pelo Outro - referência à alteridade - representado pela comunidade de pesquisadores, na universidade.

: Caso clínico; Metapsicologia; Outro.

        · | |     · |

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License