5 1O corpo da velhice na cultura contemporânea 
Home Page  


Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

 ISSN 1677-0358

SAUSSE, Simone Korff. Corps contemporains. Création et faits de culture : Le corps extrême: corps inhumain, corps posthumain ou corps trop humain?Corpos contemporâneos. Criação e feitos de cultura : O corpo extremo: corpo desnaturado, corpo pós-humano ou corpo humano demais?. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line []. 2008, 5, 1, pp.9-18. ISSN 1677-0358.

O autor propõe uma reflexão sobre o corpo contemporâneo a partir de uma dupla abordagem, a clínica e a estética. Sintoma ou criação? Objetiva-se comparar, por um lado, os processos dos artistas contemporâneos que reservam um espaço amplo ao corpo nas suas obras ou performances que, apesar da aparente desumanização, alcançam verdadeiras criações e, por outro lado, os aspectos clínicos que se manifestam nas somatizações no corpo dos pacientes, em particular aqueles que pertencem à categoria que o autor denomina de "corpos extremos". O autor conclui que a desumanização do corpo seria uma maneira paradoxal e subversiva de perseguir o que o ser humano possui de irredutível.

: Pós-humano; Corpos; Handicap; Arte Contemporânea.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License