10 1O grupo e a institucionalização do movimento analítico brasileiroSubjetividade e alteridade: considerações sobre os fundamentos de uma clínica grupal na perspectiva Winnicottiana 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

PENNA, Carla Maria Pires e Albuquerque. Grandes grupos: dinâmica e terapia. Rev. SPAGESP []. 2009, 10, 1, pp.19-25. ISSN 1677-2970.

Este trabalho tem o objetivo de localizar o início dos trabalhos na Inglaterra com grandes grupos, praticamente desconhecidos dentro de uma perspectiva psicanalítica no Brasil, apresentando as pioneiras contribuições de John Rickman e Pierre Turquet, que culminaram com a postulação em 1975, de um quarto suposto básico - a teoria de Oneness - presente em grandes grupos não estruturados. O artigo ressalta a importância da psicoterapia analítica de grupo voltar-se para a pesquisa teórica e a prática com grandes grupos que trazem interessantes perspectivas na atualidade para o trabalho grupal, que envolvem violência, trauma ou situações de conflito intra e inter grupais. Vale assinalar que estes trabalhos vêm sendo conduzidos em diversos países da Europa.

: Grupos; Psicanálise de grupo; Tamanho do grupo.

        · | | |     · |     · ( pdf )