10 1Grupos Balint: suas especificidades e seus potenciais para uma clínica das relações do trabalhoAtuação de estagiários em Psicologia do Trabalho com grupos 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

ORLANDI, Maria Aparecida Bernardes    TERZIS, Antonios. Método psicanalítico e o discurso da criança no grupo: um estudo piloto da sintomatologia depressiva no escolar. Rev. SPAGESP []. 2009, 10, 1, pp.46-52. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste artigo foi pontuar alguns aspectos levantados em uma pesquisa piloto com um grupo de cinco crianças, tendo o método de René Kaës, do ‘Grupo como um sonho’ como suporte teórico para o enquadramento das especificidades do discurso da criança. Introduzimos uma ferramenta auxiliar, que denominamos a estrutura do discurso, como modelo de captação dos sintomas que poderiam caracterizar a sintomatologia depressiva. O método demonstrou qualidades interessantes como logística ao analista na condução de sua estratégia clínica. O estudo foi realizado no ambiente escolar conforme sugerem as mais recentes pesquisas enfocando a prevenção da depressão infantil.

: Grupo; Psicanálise; Prevenção; Depressão; Infantil.

        · |     · |     · ( pdf )