11 1A pesquisa em Psicanálise na Universidade: reflexões a partir da teoria lacaniana dos discursosSolidão e processo comunicativo 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

ROSARIO, Ângela Buciano do. Grupo com adolescentes em privação de liberdade: circulação da palavra como possibilidade de ressignificação do ato infracional. Rev. SPAGESP []. 2010, 11, 1, pp.66-76. ISSN 1677-2970.

O artigo versa acerca do modo de ser sujeito do adolescente que cumpre medida socioeducativa privativa de liberdade. Inicialmente, será analisado o modo de subjetivação do adolescente autor de ato infracional em situação de confinamento, concebendo o contexto da instituição que o abriga. Descreveremos o cotidiano institucional a partir da circulação de seus discursos e problematizaremos a participação dos adolescentes nas atividades propostas (impostas) pela instituição. Tal obrigatoriedade indica a construção de uma posição subjetiva. Com a aposta na palavra como possibilidade de ressignificação do ato, mencionaremos a experiência de um grupo temático realizado no interior da instituição. Tal atividade, considerada dispositivo alternativo em uma instituição, cuja característica é a objetificação do sujeito, viabilizou a circulação da palavra sem que as prescrições institucionais estivessem tão presentes.

: Adolescência; Ato infracional; Subjetividade; Instituição; Grupo.

        · |     · |     · ( pdf )