12 1Compartilhar para conviver: relato de uma intervenção baseada em grupos de encontro para abordagem de estressores ocupacionaisTrabalho coletivo em estágio supervisionado: a emergência da subjetividade no contexto escolar 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

SOUZA, Laura Vilela e    SCORSOLINI-COMIN, Fabio. A ausência dos participantes na grupoterapia e seus efeitos na dinâmica grupal. Rev. SPAGESP []. 2011, 12, 1, pp.22-31. ISSN 1677-2970.

Considerando que a ausência dos participantes no processo grupoterápico, notadamente quando se tratam de grupos fechados, acaba por interferir na dinâmica grupal, o estudo aborda a questão da ausência (ou falta) dos participantes durante o processo terapêutico desenvolvido em um grupo formado por jovens diagnosticados com fobia social. O grupo em apreço foi composto por jovens universitários diagnosticados com Transtorno de Ansiedade Social em tratamento ambulatorial em um hospital universitário, em uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. A partir da sessão analisada, por meio do referencial psicanalítico, compreendeu-se que as ausências não são meros esquecimentos ou fatos sem quaisquer repercussões na dinâmica grupal. Um evento externo (falta) foi trazido para dentro do espaço grupal, suscitando a assunção de novos posicionamentos dos participantes que estavam presentes e reconhecendo a necessidade de que todos os participantes (ausentes ou não) fossem devidamente acolhidos, observados e ajudados no processo terapêutico.

: Transtornos fóbicos; Prática de grupo; Grupoterapia.

        · |     · |     · ( pdf )