12 1Trabalho coletivo em estágio supervisionado: a emergência da subjetividade no contexto escolarGrupos psicoterapêuticos de mulheres dependentes químicas: questões de gênero implicadas no tratamento 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

PAGLIUSO, Ligia    BAIRRAO, José F. Miguel H.. A etnopsicologia e o trabalho institucional em uma unidade de abrigo. Rev. SPAGESP []. 2011, 12, 1, pp.43-55. ISSN 1677-2970.

Este artigo apresenta de maneira introdutória algumas potenciais contribuições da etnopsicologia e da etnopsiquiatria para a psicologia forense, em particular para crianças e adolescentes em situação de risco. O objetivo é sinalizar possibilidades de aprimoramento da intervenção psicológica em ocasiões e contextos sociais brasileiros fortemente marcados por especificidades culturais da nossa sociedade. A etnopsiquiatria e a etnopsicologia procuram dialogar com as formas de produção de conhecimento e saberes que são frutos de processos históricos, sociais e culturais determinantes da formação da identidade de seus agentes sociais. Embora os resultados apresentados não sejam conclusivos, é possível vislumbrar, por meio de um breve relato de caso, a lacuna que existe entre uma proposta de intervenção solidária para com as iniciativas populares de cuidado e atenção à infância e à adolescência e a proposta do Estado e de sua rede de controle que podem, paternalista e tendenciosamente, mais coibirem do que valorizarem as iniciativas comunitárias autônomas de acolhimento e de inclusão dessas crianças por parte de expoentes do universo social e cultural do qual elas são originárias.

: Etnopsicologia; Umbanda; Psicologia forense; Alteridade.

        · |     · |     · ( pdf )