12 1Grupos psicoterapêuticos de mulheres dependentes químicas: questões de gênero implicadas no tratamentoAlteridade e ritos no discurso jurídico 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

BARROSO, Sabrina Martins    SILVA, Mônia Aparecida. Reforma Psiquiátrica Brasileira: o caminho da desinstitucionalização pelo olhar da historiografia. Rev. SPAGESP []. 2011, 12, 1, pp.66-78. ISSN 1677-2970.

A lei da reforma psiquiátrica brasileira (Lei 10.216), também conhecida como Lei Paulo Delgado, foi promulgada em 2001. Entretanto, desde o final da década de 1970, mobilizações sociais e políticas impulsionaram o processo de desinstitucionalização psiquiátrica no Brasil, seguindo a influência de outros países, principalmente da Europa. Este artigo pretende retomar momentos importantes para a reforma psiquiátrica brasileira sob o enfoque da historiografia. São abordados fatos que influenciaram na mudança da legislação sobre saúde mental no Brasil e na participação de profissionais de saúde mental, familiares e pessoas com transtornos psiquiátricos no tratamento psiquiátrico. Conclui-se que o processo de reforma psiquiátrica brasileiro está ainda em andamento, enfrentando dificuldades e gerando questionamentos. Contudo, constitui um passo essencial para a garantia dos direitos humanos e a cidadania das pessoas com transtornos mentais.

: Reforma psiquiátrica; Legislação em saúde mental; Desinstitucionalização.

        · | | |     · |     · ( pdf )