12 2Conflitos conjugais: motivos e frequênciaGrupo de apoio a mulheres mastectomizadas: cuidando das dimensões subjetivas do adoecer 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

DONNAMARIA, Carla Pontes    TERZIS, Antonios. Experimentando o dispositivo terapêutico de grupo via internet: primeiras considerações de manejo e desafios éticos. Rev. SPAGESP []. 2011, 12, 2, pp.17-26. ISSN 1677-2970.

As possibilidades e os riscos envolvendo o uso das tecnologias de comunicação para o desenvolvimento de um trabalho terapêutico a distância ainda não são suficientemente conhecidos, o que justifica a Resolução 012/2005 do Conselho Federal de Psicologia, autorizando a prática do atendimento psicológico mediado pelo computador com restrições. Considerando que essa modalidade propõe uma condição sem precedentes de presença incorpórea em serviços de Psicologia e que os grupos terapêuticos têm o potencial de reativar ações e percepções organizadas por formações psíquicas de propriedades grupais que não seriam compreendidas fora do acontecer grupal, descreve-se um projeto de pesquisa em curso, cujo objetivo é caracterizar o grupo de atendimento psicológico online, sob o respaldo da teoria psicanalítica dos grupos. Inclui as primeiras considerações de manejo e os desafios éticos.

: Psicologia e informática; Terapia online; Terapia de grupo; Ética profissional.

        · |     · |     · ( pdf )