12 2Experimentando o dispositivo terapêutico de grupo via internet: primeiras considerações de manejo e desafios éticosOs vínculos familiares em uma criança com pré-estrutura de personalidade psicótica 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

SANTOS, Manoel Antonio dos; PRADO, Maria Antonieta Spinoso; PANOBIANCO, Marislei Sanches    ALMEIDA, Ana Maria de. Grupo de apoio a mulheres mastectomizadas: cuidando das dimensões subjetivas do adoecer. Rev. SPAGESP []. 2011, 12, 2, pp.27-33. ISSN 1677-2970.

Este estudo teve como objetivo discorrer sobre a relevância do grupo de apoio como modalidade de intervenção no processo de reabilitação psicossocial de mulheres mastectomizadas. O grupo oferece um espaço de escuta e fala, no qual as participantes podem discutir livremente questões relacionadas ao enfrentamento do câncer de mama. Os encontros ocorrem três vezes por semana, com uma hora de duração e uma média de 30 participantes por reunião. Os resultados indicam que o grupo promove um ambiente que favorece o oferecimento de suporte social, compartilhamento de sentimentos, desenvolvimento de habilidades para enfrentamento de situações difíceis, educação em saúde, informação e discussão de questões existenciais.

: Câncer de mama; Grupo de apoio; Mastectomia.

        · |     · |     · ( pdf )