12 2Os vínculos familiares em uma criança com pré-estrutura de personalidade psicóticaUm curta-metragem, diversas histórias na formação de psicólogos clínicos: o caso “Pular” 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

NETO, Fuad Kyrillos; SILVA, Carlos Felipe Lemes e; PEDERZOLI, Aquinoã Abigail    HERNANDES, Maria Luísa Azôr. DSM e psicanálise: uma discussão diagnóstica. Rev. SPAGESP []. 2011, 12, 2, pp.44-55. ISSN 1677-2970.

Este artigo visa discutir duas vertentes diagnósticas a partir da discussão de um caso clínico atendido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) municipal. O caso foi analisado em concordância com os pressupostos do DSM-IV-TR e posteriormente sob uma perspectiva psicanalítica. Foi realizada uma discussão sobre a atual lógica diagnóstica adotada pela psiquiatria que apresenta a tendência de substituir as grandes categorias diagnósticas por descrições especificadas operacionalizadas de fenômenos objetivos. Por outro lado, foi apresentada a lógica psicanalítica que pretende ir além dos fenômenos objetivos cujo cerne é fazer emergir o sujeito a partir de sua fala. Neste artigo, pretende-se evidenciar as consequências trazidas na condução do tratamento pelas diferentes lógicas diagnósticas.

: DSM-IV-TR; Psicanálise; Psiquiatria; Diagnóstico; Psicopatologia.

        · |     · |     · ( pdf )