12 2DSM e psicanálise: uma discussão diagnósticaSujeito e autoria no contexto escolar: contribuições da Análise do Discurso 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

SANTEIRO, Tales Vilela. Um curta-metragem, diversas histórias na formação de psicólogos clínicos: o caso “Pular”. Rev. SPAGESP []. 2011, 12, 2, pp.56-67. ISSN 1677-2970.

A atividade de formação de psicólogos clínicos pressupõe, entre diversas ferramentas pedagógicas, o uso de filmes como ilustrativos de aspectos de teorias e práticas psicológicas. O curta-metragem “Pular/Bounding”, produzido pela Disney/Pixar (2003), é utilizado como recurso formativo em três momentos, em um Curso de Psicologia de Instituição Pública de Ensino, que contempla como uma de suas Ênfases Curriculares os processos clínicos: (1) Psicologia da Personalidade, componente curricular (CC) do 5º período, para trabalho sobre teorias de personalidade; (2) Tópicos Especiais em Psicologia e Processos Clínicos, CC do 9º período, para trabalho sobre avaliação psicológica em processos clínicos focais; e (3) Estágio Supervisionado, CC do 9º período, para trabalho de reflexão sobre atendimentos clínicos focais em contexto comunitário. Ilustrações das metodologias e das experiências dos estudantes-espectadores são feitas. A orientação teórica subjacente a todas as atividades é a psicanalítica.

: Cinema; Filme; Psicanálise; Psicologia Clínica; Avaliação psicológica.

        · |     · |     · ( pdf )