13 1Narração de mitologias afro-brasileiras na educação infantil: possibilidades de atuação para uma aprendizarem democráticaExercício de implantação da reforma psiquiátrica em um município do interior paulista 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

ROCHA, Tiago H. Rodrigues. Costuras da construção identitária de um jovem psicótico usuário de um CAPS. Rev. SPAGESP []. 2012, 13, 1, pp.79-88. ISSN 1677-2970.

Um longo percurso de transformações nas práticas excludentes da psiquiatria fez surgir os atuais modos de tratamento da psicose. Com a criação do significante usuário, o portador de sofrimento mental grave passou a ser visto como um sujeito de direitos cuja doença não é um sentenciamento à exclusão definitiva, mas sim uma possibilidade de transitoriedade. Neste trabalho, é apresentado o desenvolvimento do atendimento de um jovem psicótico, usuário de um CAPS, por meio do qual se pode perceber a possibilidade de novas articulações com o grande Outro. A partir da produção delirante de histórias que o jovem trazia às sessões, foi possível construir um mínimo espaço de separação entre o usuário e o Outro primordial. Tal espaço permitiu que a identidade que aparece como algo fragmentado na psicose pudesse ser minimamente constituída, ainda que permeada por sua forma radicalmente delirante. Por fim o texto aborda a importância da construção de uma clínica que não desconsidera o contexto sócio-histórico de produção capitalista, servindo como contraponto à catalogação pretendida pelo DSM-IV.

: Saúde mental; Psicose; Alteridade; Identidade; Centro de atenção psicossocial.

        · |     · |     · ( pdf )