13 2Atendimento psicanalítico conjunto pais-crianças: uma investigação teórica, técnica e metodológicaPor uma antropologia dos "diversos" saindo da invisibilidade: imagética, performática para um diálogo amplo com a (etno)psicologia 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

JUNQUEIRA, Anamélia Maria Guimarães    CARNIEL, Isabel Cristina. Olhares sobre a loucura: os grupos na experiência de Gorizia. Rev. SPAGESP []. 2012, 13, 2, pp.12-22. ISSN 1677-2970.

Este artigo pretende destacar a importância dos grupos durante o processo de abertura do Hospital Psiquiátrico de Gorizia, na Itália, marco da reforma psiquiátrica italiana e influência no processo de reforma psiquiátrica brasileira. Com base no estudo do livro “Instituição Negada: relato de um hospital psiquiátrico”, coordenado pelo psiquiatra italiano Franco Basaglia, procurou-se mostrar o papel central das formações grupais - assembleias - no movimento de desmantelamento da lógica hospitalar e desconstrução das práticas de dominação e exclusão do antigo modelo asilar. Acredita-se que o estudo sobre essa singular experiência possa trazer contribuições para as práticas do trabalho em saúde mental na atualidade e para o estudo das situações grupais - campos em construção.

: Saúde mental; Grupo; Reforma Psiquiátrica.

        · |     · |     · ( pdf )