13 2Por uma antropologia dos "diversos" saindo da invisibilidade: imagética, performática para um diálogo amplo com a (etno)psicologiaRepresentação dos profissionais da saúde pública sobre o aborto e as formas de cuidado e acolhimento 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

MACHADO, Veridiana Silva. A vivência religiosa no Candomblé e a concepção junguiana do religare. Rev. SPAGESP []. 2012, 13, 2, pp.30-43. ISSN 1677-2970.

Este estudo teórico considera a vivência religiosa no Candomblé análoga à experiência do religare descrita por Carl Gustav Jung como uma conexão aos elementos divinos ou aspectos transcendentes do Self, ressaltando-se a função da expressão religiosa para a alma humana. Expõe-se o contexto da religiosidade africana no Brasil, que se instituiu, principalmente, a partir da religião do Candomblé, e suas peculiaridades religiosas, de forma a estabelecer conexões com a Psicologia Analítica. Ao identificar similitudes entre o segmento religioso e o religare, conclui-se, sobretudo, com a importância de os brasileiros resgatarem a ancestralidade africana, que se faz presente também como uma raiz espiritual.

: Psicologia analítica; Experiência religiosa; Candomblé; Ancestralidade.

        · |     · |     · ( pdf )