13 2Representação dos profissionais da saúde pública sobre o aborto e as formas de cuidado e acolhimentoExperiências de uma equipe interdisciplinas de saúde mental 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

SILVA, Natália Michelato; PAIVA, Fernanda Cevithereza    SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Grupoterapia e deficiência auditiva infantil: trabalhando com mães e crianças. Rev. SPAGESP []. 2012, 13, 2, pp.56-67. ISSN 1677-2970.

Este estudo consiste no atendimento em grupo realizado através do estágio de grupoterapia no quinto ano de Psicologia em 2009 com três crianças, entre sete e dez anos, portadoras de deficiência auditiva e com suas mães, com idades entre 25 e 40 anos. Os atendimentos semanais ocorreram na Clínica de Psicologia da Universidade. O objetivo desse artigo é compartilhar esta experiência grupal de trabalhar com as crianças e seus familiares em grupos distintos, porém concomitantes, oferecendo um espaço que favorece a expressão de conflitos pessoais e relacionais; para as crianças por meio do lúdico e às mães por meio do relato oral. O recurso usado para a análise qualitativa dos dados foi o relato das sessões com as crianças e com as mães, transcrito por cada estagiária após o atendimento e a psicanálise foi o referencial teórico utilizado. No decorrer do processo de intervenção grupal observaram-se mudanças positivas na relação de mães e filhos e através do espaço oferecido em grupo puderam lidar com os conflitos vivenciados acerca da deficiência auditiva e do relacionamento familiar.

: Psicoterapia de grupo; Perda auditiva; Psicologia.

        · | | |     · |     · ( pdf )