13 2Grupoterapia e deficiência auditiva infantil: trabalhando com mães e criançasExperiências de formação com dispositivos psicanalíticos de grupo com não psicólogos 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

MORETTO, Cybele Carolina    TERZIS, Antonios. Experiências de uma equipe interdisciplinas de saúde mental. Rev. SPAGESP []. 2012, 13, 2, pp.68-76. ISSN 1677-2970.

Este trabalho tem por objetivo apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado realizada a partir de um grupo natural, concomitantemente com as atividades que a autora desenvolvia em uma instituição de saúde mental infantil como psicóloga. Assim, apresentam-se os resultados da investigação de algumas experiências emocionais de uma equipe interdisciplinar, com o intuito de compreendê-las a partir dos vínculos que se formaram. Os participantes foram os profissionais e estagiários da equipe, totalizando 15 pessoas. A experiência do estudo permaneceu durante seis reuniões, com duração de duas horas cada, sendo que, dessas, apenas quatro fizeram parte da análise. Utilizamos o modelo qualitativo de pesquisa de análise do conteúdo proposto por Mathieu. Concluímos que o espaço grupal possibilitou a sensibilização aos fenômenos de grupo e que a compreensão de certas formulações psíquicas deste funcionou como um facilitador para que os integrantes expressassem tensões e sentimentos, além de proporcionar a reflexão sobre as práticas de trabalho.

: Psicanálise de grupos; Equipe interdisciplinar; Saúde mental.

        · |     · |     · ( pdf )