14 1Pichon-Rivière, a dialética e os grupos operativos: implicações para pesquisa e intervençãoGrupo de espera na clínica-escola: intervenção em arteterapia 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

MORETTO, Cybele Carolina    TERZIS, Antonios. Uso de mitos gregos em um grupo psicanalítico com adolescentes. Rev. SPAGESP []. 2013, 14, 1, pp.30-42. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi investigar e descrever alguns processos psíquicos produzidos por um grupo de adolescentes, a partir do aporte teórico-metodológico da psicanálise aplicada aos grupos, analisando a estrutura e o funcionamento psíquico do grupo. Foi formado um grupo com oito adolescentes, de ambos os sexos, entre 14 e 16 anos, em um Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, em uma cidade do estado de São Paulo. Foi utilizado fundamento técnico da associação livre, sendo disponibilizado aos adolescentes narrativas míticas como um recurso para facilitar o processo associativo. O material foi analisado qualitativamente, a partir da técnica da interpretação dos sonhos. Concluímos que o grupo se constituiu um dispositivo terapêutico pertinente para a promoção de autoconhecimento, proporcionando compreensão e alívio emocional aos seus participantes; foi um espaço para a realização dos desejos reprimidos e de manifestação do inconsciente dos participantes. Finalmente, as narrativas míticas facilitaram aos adolescentes a se identificar com os heróis míticos, a expressar seus sentimentos, desejos e fantasias, desencadeando o processo transferencial e a intersubjetividade no grupo.

: Adolescência; Psicanálise; Psicoterapia de grupo; Saúde mental; Mitos gregos.

        · | | |     · |     · ( pdf )