15 1Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil: estudo com mães de crianças em acolhimento institucionalO sonho de um supervisor em uma clínica-escola: contribuições da psicanálise contemporânea 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

SEREN, Renata    DE TILIO, Rafael. As vivências do luto e seus estágios em pessoas amputadas. Rev. SPAGESP []. 2014, 15, 1, pp.64-78. ISSN 1677-2970.

A amputação de um membro corporal causa impactos na vida da pessoa envolvendo mudanças afetivas (tristeza, sensação do membro-fantasma e luto). O objetivo deste estudo foi investigar como pessoas que sofreram amputações lidam com a perda de um membro físico e como vivenciam o processo de luto. Foram entrevistadas quatro pessoas amputadas (média de idade de 56,5 anos), pacientes de um centro de reabilitação em Uberaba, Minas Gerais. A análise realizada foi de conteúdo temático, cujos principais resultados foram: diferentes reações à notícia da amputação, relatos de permanência de dor no membro-fantasma anos após a amputação e diferentes perspectivas de futuro. O luto pela amputação deve ser compreendido como um processo dinâmico, e não como um estágio, dependente das condições individuais e sociais dos amputados e envolvendo consequências psicológicas complexas.

: luto; amputação; membro-fantasma.

        · |     · |     · ( pdf )