15 1O sonho de um supervisor em uma clínica-escola: contribuições da psicanálise contemporâneaPsicologia e adolescentes em conflito com a lei: reflexões a partir do estágio 
Home Page  


Revista da SPAGESP

 ISSN 1677-2970

SANTEIRO, Tales Vilela et al. Processo grupal mediado por filmes: espaço e tempo para pensar a Psicologia. Rev. SPAGESP []. 2014, 15, 1, pp.95-111. ISSN 1677-2970.

Este artigo relata o uso de recursos fílmicos no acolhimento de calouros de Psicologia e na formação de habilidades clínicas do psicólogo. As atividades semanais foram desenvolvidas com voluntários (entre 11 e 23 participantes), em ambiente de serviço-escola de um curso de Psicologia, por equipe de três psicólogos e uma estudante. Os participantes avaliaram o projeto semestralmente, no meio e ao final das atividades, momentos nos quais responderam a um questionário composto por perguntas mistas. O grupo operou no formato fechado e integralizou 32 encontros, nos quais 31 filmes comerciais foram exibidos. Com amparo no trabalho grupal e nas metáforas fílmicas, os participantes puderam compartilhar aprendizados sobre as suas inserções na universidade e no curso de Psicologia.

: cinema; formação do psicólogo; grupos operativos; Psicologia Clínica; estudantes universitários.

        · |     · |     · ( pdf )