20 3Revisitando as funções da imaturidade: uma reflexão sobre a relevância do conceito na Educação InfantilCrianças de dois anos de idade como coconstrutoras de cultura 
Home Page  


Psicologia USP

 ISSN 1678-5177

PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho    CARVALHO, Ana Maria Almeida. Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade. Psicol. USP []. 2009, 20, 3, pp.355-373. ISSN 1678-5177.

Estudando crianças de 19 a 31 meses, numa perspectiva sociointeracionista, exploram-se diferentes situações de brincadeira com o parceiro de idade que parecem instigar aquisições e aprendizagens. O brincar é concebido como um espaço privilegiado de observação pelo valor motivacional prevalente que tem para as crianças. Por meio da brincadeira, ou mesmo para brincar, a criança lança mão de diversas estratégias na tentativa de resolver seus problemas (introduzir-se em um arranjo social já configurado, dirimir um conflito; chamar a atenção do parceiro, tecer o enredo do episódio, conseguir um resultado semelhante com o mesmo objeto etc.). Com este trabalho pretendeu-se evidenciar a potencialidade de diversos caminhos de aprendizagem sobre eventos físicos quando as crianças lidam com objetos deixados à sua disposição. Nos episódios selecionados para análise foi possível identificar quatro dinâmicas interacionais que revelam estratégias utilizadas pelas crianças em ações cooperativas que podem conduzir a aprendizagens e evidenciam que, mesmo bem pequenas, elas refletem sobre suas próprias ações e as de seus parceiros. Discutem-se algumas implicações teóricas e educacionais dessas evidências.

: Brincadeiras; Interação criança-criança; Aprendizagem com parceiro.

        · | | | |     · |     · ( pdf )