5 8O desejo, os corpos e os prazeres em Michel FoucaultInterdisciplinaridade e equipes de saúde: concepções 
Home Page  


Mental

 ISSN 1679-4427 ISSN 1984-980X

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. A ruptura do continuar a ser: o trauma do nascimento prematuro. Mental []. 2007, 5, 8, pp.91-106. ISSN 1679-4427.

Com o presente texto pretendemos, a partir de um referencial winnicottiano, refletir sobre o problema do nascimento prematuro. O bebê prematuro, ou pré-termo, é aquele que nasce com idade gestacional menor que 37 semanas. Já os que nascem com menos de 28 semanas de gestação apresentam imaturidade extrema. O nascimento prematuro apresenta-se como traumático para a mãe e para o bebê. A mãe prematura pode não estar pronta para assumir o estado particular de "Preocupação Materna Primária". E o bebê, por sua vez, é entregue ao calor da estufa, calor que responde às necessidades fisiológicas, mas não contempla as demandas psíquicas. Temos o objetivo de trazer à tona reflexões sobre os impactos traumáticos do nascimento prematuro na constituição subjetiva do pequeno ser em formação.

: Nascimento; Prematuridade; Trauma; Angústia; Interação mãe-bebê; Continuar a ser.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License