6 10Certeza e crenças delirantesO processo de amamentação e suas implicações para a mãe e seu bebê 
Home Page  


Mental

 ISSN 1679-4427 ISSN 1984-980X

FONSECA, Poty Colaço; GENEROSO, Cláudia Maria; MAIA, Maria Silvana    EMMENDOERFER, Magnus Luiz. A moradia protegida no contexto da reforma psiquiátrica: interlocuções com a família e o campo social. Mental []. 2008, 6, 10, pp.x-xx. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste relato de experiência é caracterizar, no contexto da reforma psiquiátrica, o processo de reinserção social de portadores de transtorno mental a partir de suas inter-relações com a família e a estrutura de uma moradia protegida. Os resultados evidenciam que a saúde mental no Brasil está diante de um novo cenário, que após um longo período de intolerância às diferenças começa a delinear outra clínica. Nota-se que a moradia protegida faz parte de uma rede terapêutica, que ao contrário do aprisionamento do profissional e, principalmente, do usuário é construída a partir do próprio movimento dado pelas superações diárias dos portadores de transtorno mental e do envolvimento dos familiares com a sua estrutura.

: Saúde mental; Moradia protegida; Reinserção social; Autonomia.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License