7 13O lugar ocupado da Psicanálise nas novas instituições de Saúde Mental“O que é isto (ou isso?) o inconsciente?” 
Home Page  


Mental

 ISSN 1679-4427

DOMINGUES, Margarete Aparecida    PARAVIDINI, João Luiz. A construção de ofícios terapêuticos em saúde mental. Mental []. 2009, 7, 13, pp.x-x. ISSN 1679-4427.

No presente artigo estão os resultados obtidos na pesquisa de mestrado realizada acerca do “fazer artístico” no trabalho de oficinas terapêuticas, a partir do discurso de usuários e profissionais em quatro municípios do Estado de Minas Gerais. O trabalho nas oficinas pode ser visto de forma pendular. O “fazer artístico” tanto pode levar os atores envolvidos a uma paralisia, se realizado de forma repetitiva (na via do que em Psicanálise é denominado de automatismo de repetição), quanto produzir a criação, o novo e a trans¬gressão, na vertente da repetição diferencial. As quatro partes do trabalho procuram recobrir o percurso traçado. Na primeira parte apresentamos como surgiu o interesse em pesquisar o tema e o esquadrinhamento da trajetória percorrida. Na segunda, falamos sobre a metodologia utilizada. Na terceira, procedemos à análise e à discussão dos dados obtidos a partir da fala dos atores envolvidos. Na última parte apresentamos nossas considerações finais.

: Melancolia; Sofrimento psíquico; História; Psiquiatria; Psicanálise.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License