7 13Melancolia: da antiguidade à modernidade - uma breve análise históricaMais música, menos Haldol: uma experiência entre música, Phármakon e loucura 
Home Page  


Mental

 ISSN 1679-4427

RIBEIRO NETO, Pedro Machado    AVELLAR, Luziane Zacché. Conhecendo os cuidadores de um serviço residencial terapêutico. Mental []. 2009, 7, 13, pp.x-x. ISSN 1679-4427.

O objetivo desta pesquisa foi vivenciar a realidade do trabalho dos cuidadores de uma residência terapêutica (SRT), visando conhecer esta categoria e contribuir para discussões sobre a Reforma Psiquiátrica e a desinstitucionalização da loucura. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com seus cuidadores e observação participante. Os cuidadores atuavam em serviços basicamente comuns, sem um nível maior de complexidade e relação com a área da saúde. Eles relataram que apesar de não terem tido nenhuma formação profissional no campo da saúde se sentem preparados para o serviço. Eles aprendem a lidar com as situações no dia-a-dia, principalmente com as quais se mostraram mais preocupados. Constatou-se que é necessário maior conhecimento das formas de cuidado praticadas pelos trabalhadores e que é imprescindível discutir o nível de atenção dispensada aos cuidado¬res.

: Saúde mental; Reinserção social; Portador de transtorno mental; Desinstitucionalização; Residência terapêutica; Cuidador em saúde.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License