6 2Concepção sobre drogas: relatos dos usuários do CAPS-ad, de Campina Grande, PBA percepção do agente comunitário de saúde para identificar a depressão 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

MATTARA, Fernanda Pavarina; ANGELO, Priscila Milene; FARIA, João Bosco    JULIANA ALVARES DUARTE BONINI, Campos. Confiabilidade do teste de identificação de transtornos devido ao uso de álcool (AUDIT) em adolescentes. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2010, 6, 2, pp.296-314. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste trabalho foi estimar a confiabilidade do teste de identificação de transtornos devido ao uso de álcool (AUDIT), aplicado em adolescentes. Foram avaliados 141 estudantes com idade de 14 a 17 anos (14,93±0,62). A consistência interna do instrumento foi estimada pelo coeficiente alfa de Cronbach e sua reprodutibilidade pela estatística Kappa ponderada por ponto e por intervalo de 95% de confiança. O AUDIT apresentou excelente consistência interna (α=0,80, rinter-item=0,29). A maioria das questões apresenta reprodutibilidade classificada como “boa”. Pode-se concluir que o AUDIT revelou-se instrumento confiável para o levantamento de informações sobre o consumo de álcool em adolescentes.

: Alcoolismo; Adolescente; Reprodutividade dos Testes.

        · | | | |     · |     · ( pdf )