6 2Confiabilidade do teste de identificação de transtornos devido ao uso de álcool (AUDIT) em adolescentesPerfil epidemiológico dos usuários da Rede de Saúde Mental do Município de Iguatu, CE 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

HARADA, Olívia Lina    SOARES, Marcos Hirata. A percepção do agente comunitário de saúde para identificar a depressão. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2010, 6, 2, pp.315-336. ISSN 1806-6976.

Objetivou-se, aqui, avaliar a percepção sobre o preparo do agente comunitário de saúde (ACS) para detecção da depressão, pois esse profissional representa importante papel na identificação desse transtorno. Os nove ACSs responderam questionário com perguntas abertas e autoaplicáveis. A análise dos resultados permitiu a elaboração de três temas para a discussão: atitudes e conhecimentos sobre transtornos mentais e depressão, capacitação em saúde mental, assistência em saúde mental e apoio matricial. Concluiu-se que o conhecimento do ACS baseia-se no consenso coletivo e que, muitas vezes, se torna precário frente à demanda, suscitando, assim, a busca por melhor capacitação desses profissionais.

: Depressão; Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde.

        · |     · |     · ( pdf )