7 3O cuidado aos usuários de um centro de atenção psicossocial álcool e drogas: uma visão do sujeito coletivoAtitudes de gestantes e da população geral quanto ao uso de substâncias durante a gestação 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

SPADINI, Luciene Simões    SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. Conceito de grupo na percepção de enfermeiros na área de saúde mental e psiquiatria. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2011, 7, 3, pp.133-138. ISSN 1806-6976.

O estudo teve como objetivo identificar, entre enfermeiros da rede de Saúde Mental de um município do interior paulista, a compreensão que têm sobre grupo. Trata-se de estudo qualitativo do tipo descritivo-exploratório. Os sujeitos foram 26 enfermeiros da rede. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual. Para análise, utilizou-se a análise temática. Alguns enfermeiros definem grupo como uma modalidade terapêutica; outros relacionam com reuniões multiprofissionais e outros, ainda, relacionam o conceito com coordenação dos grupos. O tema carece de melhor enfoque, tanto na assistência como no ensino, para que haja aplicação apropriada desse recurso como fonte das ações de enfermagem.

: Enfermagem; Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )