7 3A percepção dos adolescentes acerca do álcool e outras drogas no contexto familiarAlcoolismo parental e fatores de risco associados 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

GHERARDI-DONATO, Edilaine Cristina da Silva; LOPES, Miriam; SANTIAGO, Mariana Rodrigues    CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça. Caracterização de consumo e dependência de tabaco entre trabalhadores de uma instituição de nível superior. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2011, 7, 3, pp.155-160. ISSN 1806-6976.

Trata-se de estudo quantitativo de corte transversal, cujo objetivo foi caracterizar o perfil de consumo e dependência de tabaco entre funcionários não docentes de uma universidade pública, realizado no período de fevereiro a agosto de 2008. Utilizou-se questionário autoaplicável, composto por dados sociodemográficos, dados sobre tabagismo e questionário de Fagerström. A amostra foi constituída por 149 funcionários. Os resultados indicam prevalência do consumo de tabaco de 12,1% dos entrevistados, sendo que 88,8% dos fumantes anseiam por parar de fumar, mas poucos conseguem sem ajuda adequada, o que demonstra a necessidade de oferecer apoio formal para o sucesso desse anseio a esses trabalhadores, assim como a inserção de ações educativas de prevenção nessa temática.

: Enfermagem; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Tabaco; Trabalho.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )