8 1Sobrecarga gerada pelo convívio com o portador de esquizofrenia: enfermagem construindo o cuidado à famíliaO Papel do enfermeiro na adesão ao tratamento de pessoas com transtorno afetivo bipolar: o que os registros dizem? 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

PEREIRA, Maria Odete; VARGAS, Divane    OLIVEIRA, Márcia Aparecida Ferreira de. Reflexão acerca da política do Ministério da Saúde brasileiro para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas sob a óptica da Sociologia das Ausências e das Emergências. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2012, 8, 1, pp.9-16. ISSN 1806-6976.

Em 2003 foi implantada a Política Nacional do Ministério da Saúde do Brasil para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas. Estudo interpretativo e documental que objetivou refletir acerca da referida Política, sob o referencial teórico da Sociologia das ausências e das emergências. A Política emergiu dos movimentos sociais que, por mais de duas décadas, reivindicaram formas inclusivas de cuidado, pois o modelo hospitalocêntrico era o de exclusão. As origens contra-hegemônicas conferem legitimidade à Política, que se propõe à reabilitação psicossocial e à emancipação social das pessoas com existência-sofrimento. As ações praticadas pelas equipes de saúde mental nos territórios é que garantirão o seu sucesso.

: Políticas Públicas; Alcoolismo; Toxicologia; Gestão em Saúde; Ciências Sociais; Enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )