8 1Reflexão acerca da política do Ministério da Saúde brasileiro para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas sob a óptica da Sociologia das Ausências e das EmergênciasOpinião de pacientes psiquiátricos internados sobre o hábito de fumar 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

PEDREIRA, Beatriz; SOARES, Marcos Hirata    CRISTINA PINTO, Anaísa. O Papel do enfermeiro na adesão ao tratamento de pessoas com transtorno afetivo bipolar: o que os registros dizem?. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2012, 8, 1, pp.17-24. ISSN 1806-6976.

Trata-se de estudo descritivo-exploratório que descreve o papel do enfermeiro na adesão ao tratamento da pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB), através do levantamento de registros feitos por estudantes e enfermeiras nos prontuários, e aplicação de uma escala em um serviço comunitário de saúde mental. Utilizou-se a metodologia clínico-qualitativa e, como instrumento de coleta, um diário de campo. A escala foi aplicada no primeiro e último contato com cinco sujeitos do interior paranaense, no período de um mês, em 2010. Percebeu-se uma evolução mais significativa na adesão ao tratamento em somente uma das pacientes. Os registros não relatam conduta de enfermagem na maioria das vezes e possuem aspectos da psiquiatria organicista em sua descrição. O enfermeiro deve registrar suas intervenções e resultados adequadamente.

: Enfermagem Psiquiátrica; Registros de Enfermagem; Transtorno Bipolar; Pesquisa Qualitativa.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )