8 3Conceitos e preconceitos sobre transtornos mentais: um debate necessárioEsposas de alcoolistas: relações familiares e saúde mental 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

FREITAS, Rizângela Lyne Mendes de et al. Profile of the use of legal and illegal drugs by college students at a private university. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2012, 8, 3, pp.118-126. ISSN 1806-6976.

O trabalho investigou a prevalência do uso de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os universitários dos Cursos de Ciências da Saúde de uma instituição de ensino superior do município de Quixadá, Ceará. O estudo foi realizado por meio de um questionário aplicado entre 345 universitários dos Cursos de Ciências da Saúde em questão. O perfil dos universitários estudados é de mulheres na faixa etária de 16 a 20 anos, solteiras, brancas, que não exerciam atividade remunerada, com renda familiar de 2 a 4 salários-mínimos. A grande maioria não fazia uso de nenhuma droga lícita ou ilícita. Entretanto, entre 39 e 16% fazia uso do álcool e da cocaína, respectivamente, devido, em especial, à sensação de alegria, e, principalmente, pela influência dos amigos em eventos sociais. A maioria dos universitários pratica automedicação. O estudo realizado sugere que o problema de uso de drogas e álcool nessa população é preocupante e novos levantamentos precisam ser realizados.

: Epidemiologia; Bebidas alcoólicas; Drogas ilícitas; Estudantes; Universidades.

        · | | |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )